terça-feira, 29 de outubro de 2013

TOP5 - Vilões do Terror

5. Jason
Franquia: “Sexta-feira 13”
História: Por negligência dos funcionários de um acampamento, Jason se afoga no Crystal Lake. Sua mãe tenta se vingar, matando os conselheiros do acampamento, e acaba decapitada. Quando é revelado que Jason está vivo (e já adulto), ele já está de volta à Crystal Lake, vingando a mãe e matando todo mundo. Que exemplo de família honrada!
Por que ele merece o Top5?
Com exceção de Freddy Vs. Jason (no qual sua aversão à água foi tão explorada que ele tá um maricas), Jason Whoorles é forte e invencível (já levou tiros, machadadas, foi esfaqueado, explodido, eletrocutado e atropelado por um trator). Suas maneiras de matar, além do facão e machados, incluem quebrar pessoas no meio com um abraço e esmagar cabeças com as próprias mãos.
Curiosidade: Jason não matou ninguém no primeiro filme da franquia Sexta-Feira 13. A vilã do original foi sua mãe, cuja motivação foi a vingança pela morte do filho. No entanto, Jason compensa nos próximos filmes da série, totalizando 157 vítimas.

4. Ghostface
Franquia: “Pânico”
História: Alguém usa a máscara e vestes de Ghostface e ataca jovens aleatoriamente, fazendo tudo parecer um jogo. Sua motivação (e alvo principal) é sempre a mocinha Sidney Prescott (Neve Campbell).
Por que ele merece o Top5?
Os assassinos por trás da máscara são imprevisíveis. Não sabemos quem serão as próximas vítimas, como eles irão matá-las e a identidade do assassino (na maioria das vezes, dois assassinos por filme) só é revelada no final. Além disso, é interessante ter um vilão que é um simples ser humano, com uma mente perturbada e uma complexa motivação.
Curiosidade: Apesar de ter sido criado originalmente como uma trilogia, os rumores de um quarto filme duraram anos. Somente em 2008 foi oficializada sua criação. O quarto filme chegou 15 anos depois do primeiro. No total, a saga teve 7 assassinos por trás da máscara do Ghostface.

3. Hannibal Lecter
Franquia: “O Silêncio dos Inocentes”
História: Hannibal é um genial psiquiatra (que adora comer carne humana...), que ajuda a polícia a localizar e prender assassinos, justamente por saber pensar como um.
Por que ele merece o Top5?
Anthony Hopkins, que ganhou um Oscar com Hannibal, teve um desempenho impecável todas as vezes em que esteve na pele do personagem. Ele é cruel, manipulador e engenhoso. Ao mesmo tempo em que sabemos que não podemos confiar nele, temos vontade de sentar ao seu lado e ouvir suas histórias.
Curiosidade: Durante a pré-produção de “Hannibal” (dir. Ridley Scott, 2001), embora Hopkins tenha aprovado o roteiro e aceitado participar, Jodie Foster (que tinha interpretado a agente do FBI Clarice Starling no primeiro filme da série) não ficou tão animada com o projeto, recusando-o ao alegar que sua personagem tinha ganhado características negativas e traído sua essência. Foi o próprio Hopkins quem indicou Julianne Moore ao papel, elogiando sua performance em “Os Amores de Picasso” (Surviving Picasso, dir. James Ivory, 1996).

2. Freddy Krueger
Franquia: “A Hora do Pesadelo”
História: Filho de uma freira estuprada e de um pai adotivo cafetão que batia nele, Freddy torturava crianças da escola onde trabalhava. Ao ser descoberto, foi perseguido pelos pais, que o prenderam e queimaram-no vivo. Freddy volta, vingando-se dos pais ao invadir os sonhos de seus filhos para matá-los.
Por que ele merece o Top5?
Como se sua aparência em si já não fosse bastante assustadora, Freddy ataca no momento em que estamos mais vulneráveis: dormindo! Além disso, seu método de matar varia e ele costuma ser bastante criativo e irônico ao acabar com suas vítimas.
Curiosidade: Wes Craven baseou a roupa de Freddy em um mendigo que lhe dava medo na infância e seu nome em um colega de classe, do qual sofria bullying. Inicialmente, o suéter seria vermelho e amarelo. Craven mudou para vermelho e verde ao ler em uma revista que essas cores são mais chocantes para a retina do olho humano.

1. Chucky
Franquia: “O Brinquedo Assassino”
História: O brinquedo mais tenebroso do mundo carrega dentro de si o espírito do serial killer Charles Lee Ray, praticante de magia negra que passou sua alma para o boneco antes de morrer.
Por que ele merece o Top5?
“Vai logo, atira! Eu sempre volto mesmo. Chucky always comes back!”
Chucky é sarcástico, boca suja, egocêntrico, louco e tem a melhor risada do mundo! Embora tenha preferência por uma faca e tenha um alvo principal (o garoto Andy), as mortes provocadas por ele quase nunca são planejadas. Ele mata porque deu vontade, porque não foi com a sua cara.
Curiosidade: Durante o lançamento do primeiro filme da franquia, uma multidão de manifestantes se reuniu na frente dos estúdios da MGM e exigiu que o filme fosse cancelado por incitar a violência nas crianças. Jeffrey Hilton, que trabalhava na produção do longa, disse que resolveria a situação em 10 minutos. E fez exatamente isso. Nunca foi revelado o que ele disse aos manifestantes.
Não que isso seja relevante... mas o primeiro filme é o único no qual Chucky não faz um gesto obsceno com o dedo médio.

Para mais detalhes e informações sobre outros vilões, clique abaixo:

Os Fodões do Halloween PARTE I / PARTE II / PARTE III




música do dia
Muse - Feeling Good

Nenhum comentário:

Postar um comentário