segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A Evolução dos Clichés do Horror

Se você me conhece bem, sabe que eu me assusto muito facilmente. Há algumas coisas que simplesmente me deixam aterrorizado. Assim, só de cabeça, consigo lembrar que tenho pavor de abelhas, de agulhas, do escuro, do meu cachorro latindo para o nada e... das TPMs da minha namorada. =]  (Er...zueira, tá, Jay? =S)

Apesar disso, eu tenho uma obsessão quase sem sentido pelo Halloween, por histórias de fantasmas e filmes de terror. No início do mês, assisti “Invocação do Ma
l” (The Conjuring/dir. James Wan, 2013), que eu já considero um dos melhores do gênero: é assustador, é perturbador, driblou o óbvio e... criou novos clichés, claro. Digo isso porque essa é a verdadeira maldição dos filmes de terror: eles serão tão copiados que em uns cinco anos você assistirá Invocação do Mal e será completamente BORING. Foi o que aconteceu com a saga Pânico (Scream/ dir. Wes Creaven): o primeiro filme surpreendeu, deu uma nova cara aos filmes de terror (que, na época, estavam uma vergonha!) e... TAN-TAN-TAAAN! influenciou outros filmes do gênero. Aí acabou. Se você nunca assistiu o original de 1996 e assisti-lo hoje, vai encontrar clichés utilizados em tantos outros filmes e adivinhar a história toda nos primeiros 10 minutos. 

A boa notícia é que os clichés, pelo menos, evoluem. Veja bem...:



1. O cliché dos espelhos do banheiro
ANTES: personagem se olha no espelho, derruba algo, abaixa-se para pegar, levanta-se e... B
AM! O assassino, demônio ou espírito de garotinha está no reflexo, bem atrás dele... MORTE
HOJE: o tonto derruba, abaixa-se, levanta-se. E é só. Você fica na expectativa, se prepara para o susto... E NÃO ACONTECE NADA! Tudo está normal e bonito, o assassino, demônio e a garotinha de cabelos negros escorridos só vão aparecer nas cenas seguintes.

2. As primeiras mortes 

ANTES: o casal mais escroto do elenco eram as primeiras vítimas. Geralmente formado por uma loira bonita que adora falar um palavrão e o bombadinho burro. Às vezes, duas garotas burras com desejos lésbicos secretos, sei lá, costumava variar bastante. 
HOJE: o cachorro, o gato, o hamster, os peixes, a calopsita ou qualquer animal do elenco. PAREM DE MATAR OS ANIMAIS!


3. O vilão 
ANTES: o FDP não morre. Você pode atirar, esfaquear, afogar, atear fogo... colocar seu nome no MacumbaOnline... nada. Ele pode até dar um rolê no inferno por uns tempos, porém não há dúvidas sobre seu retorno para outro filme. Ou nem dava tempo para isso. Olha lá ele na última cena! Mas peraí... Ele não ACABOU de morrer?! 
HOJE: Geralmente o vilão se dá bem, mostra que enganou todo mundo na última cena. E isso não importa mais. O filme terá pelo menos outras duas sequências, com ou sem o vilão original. Aliás, Hollywood lança um filme de terror novo já pensando e dando espaço para continuações (sim, plural). O filme ser fracasso ou sucesso não influencia muito.


4. Sua Expectativa
ANTES: o elenco é formado por: a garota popular, o bombadinho, o negro, a vadia, o nerd, o cara normal legal e a garota tímida legal. Você não apenas sabia que só sobraria o casal legal, assim como torcia pelo final feliz deles. 

HOJE: você quer mais é que todo mundo se F**A! MORRAM, seus malditos. MORRAM



Esqueci alguma coisa? Caso você se lembre de algum cliché, ou tenha alguma sugestão, crítica, vontade de me xingar, vagas de estágio... comente abaixo, por favor! Tenha uma aterrorizante semana! =P




música do dia
Ellie Goulding - Burn

4 comentários:

  1. Acho bom q seja brinks msm, senão nem vou esperar a próxima tpm pra te matar! Hahaha
    Adorei o post. Te amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAA! Q isso, quase não tenho medo das suas TPMs... LOL Thanks! Tbem te amo.

      Excluir
  2. Opa, quanto tempo você não escrevia seus posts hilariantes, estava com saudades de dar muitas risadas haha'
    Mas então, esses dias procurando essas coisas de terror e tudo mais eu descobri que sofro de Espectrofobia que é um medo anormal de fantasmas, monstros, demônios, assombrações, espíritos, filmes de terror (sim, você leu direito) e afins. Eu só fui ter curiosidade e pesquisar porque sou tão cagona com essas coisas quando fui ao shopping tatuapé com o meu namorado e ele me arrastou (mentira eu que tava curiosa) pra ver o que tinha dentro daquele armário (propaganda do filme Invocação do Mal no cinema) e quando eu ouvi tipo um barulho de monstro eu sai correndo e fui parar só na bilheteria chorando estéricamente de medo e de repente uma moça sai de dentro da bilheteria pra ir ao banheiro e eu me assunto e dou um grito!
    Tem mico maior? O Jonathan não parava de dar risada da minha cara e eu lá desesperada.. Tenso kkkk'
    Beijão Dan :D Saudades :D
    Meu blog atual se quiser dar uma olhada: Babi Blogando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHAHA! Eu e a Jana vimos esse armário, mas perdemos vc pagando esse mico! HAHAHAHA! Mto bom! Merece post =] Falando nisso, vou dar uma conferida no seu blog! BJOos

      Excluir